segunda-feira, 18 de maio de 2015

Mais de 28 mil brasileiros ficaram sem energia elétrica em 2014

Dados são da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Confira a lista de concessionárias de energias com mais problemas.


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que mais de 28 mil consumidores reclamaram por ficar sem energia elétrica em 2014.
- 38% a mais do que em 2013 e eles tinham motivo. O brasileiro ficou 17 horas no escuro em 2014. Três horas a mais do que o limite estabelecido pela Aneel.
O brasileiro ficou sem energia, em média, por quase dez vezes no ano. O limite é de 11,77 vezes.
As distribuidoras com o pior serviço estão na mira da agência. Elas apresentaram um plano de melhoria e vão ser fiscalizadas. Se a qualidade prometida não for cumprida, as distribuidoras podem ser multadas e até perder a concessão.
“A distribuidora ela não tem opção de não prestar o serviço no padrão adequado. Mas se ela não presta, ela é obrigada a compensar o consumidor por aquele serviço não prestado. Não é uma compensação simples, é uma punição. Ela paga muito mais caro pelo período que não prestou o serviço por em relação aquele que deveria prestar. Então, ela é punida no sentido de compensar o consumidor por aquela falha na prestação de serviço”, falca o diretor da Aneel, Romeu Rufino.
As concessionárias com mais problemas são: AES ELETROPAULO (SP) , AES SUL (RS) , AMAZONAS ENERGIA  (AM), AMPLA (RJ), CEA  (AP), CEAL (AL), CEB (DF), CEEE-D, CELG (GO), CELPE (PE), CEPISA (PI), CERON (RO), CERR (RR), COELBA (BA), ELETROACRE (AC), E  LIGHT (RJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário